[Portuguese version] Porque será tão difícil falar sobre nós próprios?

in #life6 years ago

explosion_thoughts_girl_paint_80081_3840x2400.jpg

Olá Steemit !

Confesso que, quando decidi juntar-me a esta comunidade, não fazia ideia do que é que eu poderia ter para partilhar (e continuo um bocado sem saber!!). Mas hoje decidi que tinha de escrever sobre alguma coisa, seja ela qual for, abri um documento Word e, mal ia digitar a primeira frase, descobri que o meu banco de ideias e inspiração estava tal e qual aquela página… em branco! Resolvi então começar por qualquer coisa simples, talvez falar um bocadinho sobre mim, escrever o meu #introduceyourself. Podia ser que a partir daí fosse mais fácil… Não foi.

Há tanta coisa para dizer e ao mesmo tempo… nada! O que dizer, como dizer, como organizar as ideias, falar mais disto, mais daquilo… mas para começar, afinal quem é que eu sou? Mete-se umas emoções à mistura e… bloqueio mental. Que chatice.

Dei por mim a pensar no motivo pelo qual é tão difícil responder quando somos questionados sobre quem somos, ou pelo menos tão difícil encontrar uma resposta ideal. Se passamos toda a vida na nossa própria companhia, como é possível que não saibamos responder a uma pergunta aparentemente tão básica? Será que não nos conhecemos?
Aviso desde já que não tenho respostas sábias para nenhuma destas questões. Em vez disso tenho mais e mais perguntas e vou encontrando factos que realmente me intrigam. Já várias pessoas me ouviram dizer: “Como posso acreditar que alguém me conhece bem, se nem eu própria me conheço?”.

E passo a explicar… Na minha visão das coisas, o ser humano passa uma vida inteira a conhecer-se, dia após dia. A cada obstáculo ultrapassado percebe que é mais forte do que julgava, mais inteligente do que julgava, mais talentoso do que julgava, e por aí fora... O tempo passa, o corpo cresce, envelhece, e a mente muda constantemente ao ritmo de tudo o que vemos, ouvimos, lemos, aprendemos ou sentimos. Não era o Einstein, aquele senhor com um QI de fazer inveja a muitos, que dizia que quando o cérebro se abre a uma nova ideia, jamais retorna ao seu tamanho inicial? Portanto a cada nova aprendizagem, seja ela qual for, o ser humano muda de forma irreversível! E a cada momento vai-se descobrindo a si próprio de uma maneira que nunca se tinha descoberto antes. Não é incrível?

Então como pode uma pessoa falar sobre si e realmente conhecer-se, se está em constante mudança? Muitas vezes sem se aperceber e certamente sem consciência de todas as suas qualidades e capacidades? Por mais anos que passem, há sempre mais alguma coisa a aprender sobre nós próprios, a cada objetivo que alcançamos ou falhamos em alcançar, em cada laço que criamos, a cada ato de bondade, de coragem ou de companheirismo, etc.

E é por essas e por outras razões que o ser humano é a criatura mais espetacular que alguma vez existiu… em tantos, mas tantos aspetos! E talvez esses aspetos sejam bons temas para futuros posts, quem sabe? Enquanto isso, vou pensando em quem eu sou, em como posso escrevê-lo e em como poderei dar o meu contributo para esta fantástica comunidade de criaturas espetaculares, com tanto para ensinar e aprender. Espero não vos desiludir!

Rita

Sort:  

Welcome to steemit!
I am a bot built for the purposes of welcoming new users! You are receiving this message as you have used the #introduceyourself tag! I know that steemit may seem very overwhelming to you right now but don't worry. There's a learning curve to everything so just be patient and you'll be churning out posts and becoming a part of something great in no time!

Also if there are any questions that you may have, then just ask your questions on any of my blog posts and I'll be more than happy to assist you with whatever questions you may have! I will also be creating a basic starting out guide for all minnows and newcomers on my blog so do give it a read as that might help answer many of your questions!

Have fun and I wish you LOADS of success on here! :)

Also. you can call upon originalworks whenever something you post is your own content like this: @originalworks

Regards
@welcome-to-steem

Benvinda so Steemit, Rita! Que não te falte inspiração para as tuas futuras partilhas :) já que esta foi realmente boa. Beijinho

Muito obrigada, @lyee ! Vou tentar ;) um beijinho

Bemvida ó Steemit, @ritafernandes.
Saúdos dende a Galiza.

A verdade é que a dificuldade vem de não se conhecer. O lado bom é que fica mais fácil se conhecer conforme a gente se descobre, e fica cada vez mais legal descobrir nosso próprio potencial. Nossa inteligência só fica desbloqueada quando abrimos a mente para nós mesmos e paramos para prestar atenção.

Concordo plenamente, @felipejoys ! E a beleza da vida é mesmo essa ;)

Uma dica já que você é bem iniciante: use seus votos por sabedoria. vote não mais que 11 vezes por dia. https://steemit.com/pt/@felipejoys/novatos-votem-apenas-11-vezes-por-dia-conheca-o-motivo


Welcome to Steem @ritafernandes.

Do read A thumb rule for steemit minnows - 50:100:200:25 for starter tips.

Spend time reading Steem Blue Paper to know how Steem blockchian works and if you still have any queries ask them on our Ask me anything about Steemit post and we will try to answer that.

All the Best!!!

Para novatos como você, aqui eu sugiro que você siga @gauravgpt60 e envie-lhe uma pequena quantidade de SBD e obtenha restemed e upvote para obter um kickstart em steemit e obter mais audiência e mais upvotes.