Organizando minha vida com metodologia ágil

in #personal6 years ago

Rotina - Tenho mesmo que seguir?

Desde que me conheço por gente, não tenho o hábito de determinar resoluções de ano novo. Nas últimas viradas, sempre passei com meus amigos e namorada, curtindo e só vivendo. Mas esse ano, resolvi mudar isso. Coloquei uma única meta que funcionaria como um grande efeito dominó na minha vida. Iria organizar minha rotina diária. Mas não só pensar no que fazer no dia de amanhã. Iria me planejar e executar minhas atividades semanais de forma metódica e controlada.

Por onde começar??

Como muitas pessoas, eu tenho sérios problemas de ansiedade. Começo várias coisas que não termino, começo vários projetos de programação que estão parados pelo meio do caminho, ainda minha memória não é das melhores. Trabalho com TI, então vivo estressado e sempre com cobranças do trabalho, ainda tem a faculdade (que não me orgulho de ter abandonado). Com tudo isso rolando ao mesmo tempo, muitas coisas (inclusive contas da casa, que morando sozinho não deveria esquecer) acabam ficando para trás. Isso precisa mudar, e vou compartilhando essa rotina de mudança por aqui. Se mais nenhum post sobre as mudanças da minha rotina surgirem, provavelmente eu falhei. E o Arthur do futuro com certeza se envergonhará por isso.

No mundo da tecnologia, uma metodologia muito adotada pelas empresas para resolver problemas de produtividade é o Kanban Agile. De forma grosseira, ele consiste em organizar suas tarefas em 3 colunas, "ToDo" (ou backlog), "In progress" e "Done". Para que o Kanban funcione, você precisa demonstrar total transparência de suas atividades e deixa-los vivamente representados em um quadro (seja físico ou não) para que todos do time saibam a quantas andam suas atividades. Mas como isso será implementado na minha vida pessoal?

O primeiro passo: Colocar tudo no "papel". Baixei o software [Trello] (https://trello.com), e alinhei todas as minha atividades, não só da minha rotina diária, mas também das minhas leituras, séries e estudos. Olha que bacana como ficou:


Apesar de ter tudo organizado, eu não acesso o meu notebook a todo momento. E como minhas atividades do dia-a-dia são prioritárias de organização resolvi montar um kanban físico para mim. Finalizei ele hoje, olha que legal:


IMG_2111.JPG
No meio da sala para não ter erro com adicional de cachorro curioso.jpg

IMG_2110.JPG
Minha fonte é bem feia mesmo, percebi esse padrão em quem digita muito e escreve pouco

A partir de agora, sempre que uma dessas atividades mudar de status, corro no Kanban e altero a situação dela. E o objetivo semana sempre será concluir todas as atividades elencadas na semana. Em alguns dias volto com um novo post sobre como isso me auxiliou a ganhar tempo para meu lazer e a organizar melhor meus dias.

Muito obrigado por ler.

A...

Sort:  

Me vi em você agora. Eu sou um kanban ambulante hahaha. Sou muito sacaneado por causa das minhas planílias, mas me orgulho delas. Um abraço!

Opa, muito útil para quem tem TDAH :D Hehehehe! Obrigado por compartilhar ;)

Cara, nem me fala. Eu não sei se tenho TDAH. Inclusive fiz um software na faculdade para auxiliar jovens com TDAH e... por diagnóstico próprio cheguei a conclusão que sim, eu tô nesse time..hahaha
Mas vou buscar ajuda profissional esse ano (está no kanban atual). Valeu por ler =D
A...

Caramba mano, eu amo fazer planilhas, tabelas, listas, mas encontro a mesma dificuldade. Nem sempre abro elas pra checar o que precisa ser feito. Vou copiar tua idéia que aliás é muito boa. Valeu!

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Nossa, esse post caiu como uma luva pra mim, Soave.
Eu sou a rainha da procrastinação e isso vai desde as tarefas mais simples como organizar o guarda roupas até as mais importantes como finalizar um trampo ou pagar uma conta...
Vou adotar esse esquema também. Quem sabe eu coloco em prática aquela velha máxima de "ano novo, vida nova".
Obrigada por compartilhar! :)

Que curioso bro, passamos pela mesma fase, a de planejamento. Espero que tenha muito sucesso com o trello e que se planejar se torne um hábito na sua vida. Em breve vou fazer um post sobre isso também pra me contar como estou me saindo, faça o mesmo ok? hahaha!

Abraço broo!

Cara, muito bom!! Dei uma lida superficial mas vou voltar a ler de novo, pena não ter visto antes, mas ainda assim, grato por compartilhar conosco!!