VENCENDO A ENXAQUECA

in #pt6 years ago

share_temporary.jpg

Olá, pessoal.

Hoje vou compartilhar com vocês um grande problema em minha vida, que acredito que muitos vão se identificar.

Em algum momento da vida, todos nós já tivemos dor de cabeça, por diversos motivos.

A grande diferença é que, quando se tem uma dor de cabeça, na maioria das vezes um comprimido comum resolve a situação. Enxaqueca não.

Muitos dizem que a enxaqueca, é uma dor de cabeça mais intensa, mas não. A dor de cabeça é apenas um dos sintomas da dela.

Essa é uma doença que atinge muitas pessoas, mas a maioria não dá a devida importância por pensar que é normal e acaba se automedicando, o que piora MUITO a situação, pois seu corpo se acostuma com o ativo do remédio e acaba não fazendo mais efeito.

anvisa-proibe-venda-de-lote-de-paracetamol-e-de-outros-cinco-medicamentos.jpg

É uma dor horrível, que lateja, dá náuseas, tontura, com a vista muito sensível à luz, hipersensibilidade a qualquer barulho, etc. Tudo isso te afasta das pessoas e altera muito o humor te deixando irritada. A única alternativa é se trancar num quarto escuro completamente silencioso. Nesse caso, é possível ouvir o latejar da sua cabeça e senti-la pulsar sob o travesseiro. Isso tudo é o que eu sinto nas crises.

1926775_10154022411330221_1514774551_n.jpg

Meu relacionamento com a enxaqueca é longo. A verdade é que eu não lembro da minha vida sem ela.

Achei que era a necessidade de óculos. Comecei a usar, não melhorou.

Depois a desculpa era a adolescência, as coisas dos hormônios e tal. A fase passou, a dor não.

Comecei a trabalhar, talvez seja por acordar cedo e o estresse do trabalho.

Entrei na faculdade. Trabalhar, estudar, dormir pouco, comer mal. Deve ser tudo isso.

Pois bem, a faculdade acabou, e a enxaqueca continuava.
Foi aí que decidi fazer exames neurológicos, pois não era possível sentir tanta dor sem nenhuma explicação. Fiz exames e na consulta o médico me disse: “Não deu nada nos seus exames, parabéns você tem uma cefaleia crônica. Não tem cura, tá? Vou te passar um remédio que funciona em 99% dos pacientes”.

Adivinha? Eu estava no 1% que o tal remédio milagroso não fez efeito!

Isso me deixou muito frustrada...revoltada pra falar a verdade. Vou ter que conviver com isso pra sempre?

Comecei a fazer um “Diário da Enxaqueca” pra tentar identificar se alguma coisa que eu comia ou fazia desencadeava a dor. E o resultado foi pior ainda. Parecia que TUDO me dava enxaqueca!

É bem difícil o diagnóstico e o tratamento dessa doença, pois ela é multifatorial.

Pra cada pessoa ela tem uma causa diferente ou várias delas, como por exemplo, fatores ambientais (sol, poluição, odores fortes), alimentares (jejum, embutidos, produtos industrializados, álcool), alterações hormonais, emocionais ou no sono.

A chave é encontrar o foco, e diminuir a exposição do seu corpo ao restante, para amenizar a frequência das crises.

Finalmente encontrei um Neurologista que procurou investigar, entre todas as possibilidades, qual me afetava mais.
Descobri que minha ansiedade é o foco da minha enxaqueca. Tratando ela, eu consigo ver com mais clareza quais os pontos que me afetam e evito ao máximo.

Percebi que alimentos com corantes e embutidos são enxaqueca na certa, no meu caso. Mortadela e refrigerante de cola é muito prejudicial pra mim.
Já o café, posso tomar diariamente que me faz até bem!

Estou em tratamento e acompanhamento médico desde outubro de 2017 e posso dizer que minhas crises diminuíram significativamente. Esse ano tive apenas 2 crises, o que pra quem quase diariamente, é uma vitória!

Se você sofre com isso, não desista. Se possível, se consulte com mais de um médico até encontrar um que investigue seu problema. Além de neurologista, um psicólogo também pode te ajudar muito.

Tente identificar o que te faz mal no seu cotidiano, fatores internos e externos. Tenho certeza que com ajuda será possível combate-la.

Cura? Não sei. Mas só de não tê-la presente todos os dias, já é bem eficaz.

E você? Também sofre com enxaqueca? Me conte sua experiência :

Obrigada por ler.

Até mais.

Sort:  

Não sei se você já ouviu falar do mineral magnésio. Ele é intracelular, é deplecionado por quem consome muito açúcar ou toma muito café, e um dos sintomas da hipomagnesemia é a enxaqueca, ansiedade, depressão, arritmia, irritabilidade, etc. Aconselho você ler um pouco mais sobre isso. Não é medicamento, é um suplemento alimentar. Vende em farmácia na forma de cloreto de magnésio ou magnésio dimalato.

Não conhecia, vou procurar com certeza, vai me ajudar muito! Obrigada.

You got a 15.50% upvote from @minnowvotes courtesy of @discernente!

Oi Carol! Então, compartilho desse sofrimento porque eu tenho enxaqueca com aura, aquela em que se perde metade (ou até 70%, como no meu caso) da visão de um dos lados, com a dor, enjoo, sensibilidade a luz etc. Também preciso ficar num quarto escuro quando tenho as crises. Por perder a visão, pelo menos para mim é muito assustador porque tenho medo que seja início de AVC e acabo entrando em pânico.

As maiores crises foram no início da adolescência, fiz tratamento com uma neurologista e tomava Pamelor (um antidepressivo que agia no sistema nervoso, o que era uma suposição para a melhora das crises), mas eu tomava certinho e as melhoras não surtiam efeito, parei por conta e como você, tentei descobrir a causa, mas sem sucesso.

Passaram alguns meses e sumiram. Quando comecei a tomar anticoncepcional aos 17 anos elas voltaram com força, mas eu achava que era só uma fase novamente. Porém tive que parar às pressas porque a enxaqueca com aura era um risco muito grande de ter AVC em conjunto com o uso de anticoncepcionais.
Então descobri que a causa das crises eram somente por conta de mudanças hormonais bruscas. Tive algumas crises fortes no começo da gravidez, mas passaram depois dos primeiros meses. Precisei fazer um tratamento com um antidepressivo chamado Sertralina, no caso, para tratar depressão mesmo, mas este também causava uma alteração hormonal então em cada menstruação as crises chegavam. Suspendi o uso do antidepressivo e depois que parei de amamentar também tive uma crise forte. O único remédio que ameniza (mas não corta a crise), é o Sumax, mas sei que ele é eficaz para enxaqueca com aura mesmo, não sei te dizer quanto aos outros tipos.

Graças a Deus já fazem 8 meses que não tenho crise nenhuma... Boa sorte com o seu tratamento, espero que elas diminuam cada vez mais. Abraços.

A enxaqueca com aura é a pior coisa. Eu tive perda da visão apenas uma vez por conta de uma crise muito forte e já fiquei muito assustada, posso imaginar o que você passa.
Estou fazendo tratamento com antidepressivo Fluoxetina e o Divalconer pra evitar as crises. De vez em quando a crise volta, mas com menos intensidade. Espero que continuemos assim, comemorando cada vez mais os períodos sem crise.

Ótimo texto, Carol! Graças à Deus não sofro deste problema, mas acompanho de perto o quanto a Re sofre quando tem crise.

Complicado, né? Quem sabe com o avanço da medicina logo aparece algum tratamento mais eficaz. Esperança!

Eu tenho crises de enxaqueca desde os 17 anos e sei bem o sofrimento que isso causa.
A dor, às vezes, é tão aguda que me leva a um nível absurdo de irritação e desespero.
Há uns 5 anos atrás fui atendida por um neurologista que me receitou um remédio chamado Naramig. Não ando sem ele na bolsa, porque é o único que diminui minha dor.
Parar de tomar o anticoncepcional também foi um fator que ajudou bastante na diminuição das crises, Carol. De repente é algo a se considerar.
Boa sorte no tratamento, espero que a melhora seja grande! :D

Esse remédio é muito bom, já me ajudou algumas vezes. To confiante nesse tratamento, te conto se der certo :)

Muito bom post! Embora eu não sofra desse mal, compartilhei alguns momentos em que você teve enxaqueca e pareceu bem chato.

Verdade, em muitos momentos você presenciou. Mas agora tudo vai melhorar!

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Brasillllllllll!!!

Segue-me.

@absolutetruth

God bless you and Success.

Estou te seguindo! Obrigada.

Congratulations @carol.taddeo! You have completed some achievement on Steemit and have been rewarded with new badge(s) :

Award for the number of upvotes received

Click on any badge to view your own Board of Honor on SteemitBoard.
For more information about SteemitBoard, click here

If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

By upvoting this notification, you can help all Steemit users. Learn how here!

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Legal!!! Obrigada.