#DICIONÁRIO DA MÚSICA# - UAKTI

in #ptmusic6 years ago (edited)

Conta a lenda do povo indígena Tukano que Uakti era uma espécie de criatura/ser mitológico que habitava as beiras do Rio Negro. Preciso imaginar esse ser como o monstro do pântano do Alan Moore, mas neste caso, Uakti tinha seu corpo repleto de buracos, como uma peneira. E pelo que conta a lenda mais detalhada, tratava-se de um índio que nasceu diferente dos outros e acabou por se afastar da tribo. Quando este corria pela floresta, o vento ao passar por seu corpo emitia um som único, poderoso, que acabava por atrair as mulheres das aldeias ao redor e estas eram seduzidas pelo ser místico. Os homens das tribos, enciumados mataram o grande ser e o enterraram na floresta. Conta a lenda que de sua cova nasceu um novo tipo de palmeira até então não visto, e essa palmeira ao ser cortada emitia um som único, muito semelhante ao som que Uakti produzia, desde então os indios da tribo utilizavam aquelas palmeiras que ali nasciam para fazer suas flautas.

banner-47d64e3e980d1e58d12607c756a0ab45.jpg

E partindo dessa lenda que venho contar para vocês um pouco sobre o grupo UAKTI. Que na verdade, dado seu tipo de som, talvez não valha a pena gastar bytes com informações biográficas detalhadas. Melhor seria falar sobre as sensações de ouvir Uakti e sobre a criatividade poderosa que transborda desse conjunto fascinante!

Conheci o grupo por esse álbum que apresento a vocês e que até hoje para mim, é onde mais existe "poder": Águas da Amazônia. Ainda que, este album em especial não seja composição dos próprios membros, mas sim do genial Philip Glass, ele representa perfeitamente o potencial criativo e sonoro do grupo.

uakti águas da amazônia.jpg

Uakti alcança algo de místico, misterioso, sagrado e assustador com seu som, seja pelo projeto (a começar pela própria lenda), seja pela escolha de instrumentos (no caso, quase todos criados manualmente pelos próprios músicos) ou mesmo pelo conjunto da obra, que põe em território brasileiro um dos grupos mais inovadores em termos de musicalidade.

Essa obra em especial, as Águas da Amazônia tem um potencial transcendental quando ouvida completamente, cada faixa do álbum leva o nome de um dos rios da Amazônia, e cada um conta uma "história" em forma de música. Em especial as duas primeiras faixas pra mim são composições acima do nível, como um mantra cósmico unido ao obscuro fundo de um negro rio das entranhas da floresta amazônica.

Deixo aqui para vocês o álbum para que possam ouvir com cuidado e atenção. Se tiver um tempo livre apague a luz, deite-se e ouça no fone de ouvido (ou em um bom som).

Entre vários dos projetos onde estiveram envolvidos, o grupo fez a trilha sonora do filme Ensaio sobre a cegueira de Fernando Meirelles, baseado na obra do grande Saramago.

A discografia do grupo tem mais de dez álbuns, mas por ventura, caso alguém queira alguma indicação além do imperdível Águas da Amazônia, aconselho ainda: Iching (1994), Clássicos (2003) e o DVD Uakti (2007) por que vê-los ao vivo é uma experiência sensorial interessantíssima, e até para quem ficou curioso a respeito dos instrumentos do grupo, deixo aqui um pequeno exemplo do poder de criação sonora do Uakti:

Fonte das imagens: 1 e 2


Obrigado por ler! Aguardo seu comentário!


separador.png
photo_2018-02-17_21-43-27.jpg
separador.png

O projeto DICIONÁRIO DA MÚSICA visa trazer ao Steemit todo o vasto universo da música cantada em português, indiferente de seu país de origem. Sinta-se livre para juntar-se a nós e falar um pouco sobre um compositor, cantor, interprete, grupo que conheça e acha que deve estar no projeto.

Conheça mais sobre o projeto e veja todos os artigos já escritos:

LISTA DE ARTISTAS

separador.png

Braz.jpg

Steemer.jpg

Sort:  

Amo Uakti! <3

É intenso né? Conheci há muito tempo, mas sempre acabo chegando a eles de alguma forma.

Muito bom post! Não conhecia e lendo o texto, não tinha como não escutar um pouco. Me deixou curioso. E realmente é um som intrigante, até salvei aqui. Fico impressionado como tem tanta coisa na nossa cultura que não tenho nem ideia. E feliz por ter como conhecer sons assim por aqui. Uso musica clássica para estudar, e vou tentar ouvir para estudar, pelo que ouvi acho que vai ser muito bom.

Curioso é uma boa palavra para começar, haha! Penso a mesma coisa que você, não sabemos NADA da música, nem brasileira e muito menos do resto do mundo!!! Música clássica para estudar é praticamente imbatível, mas aconselho também um som nessa vibe aqui:


Já o Uakti eu nunca tentei, algumas músicas tem potencial para relaxar ou nos levar a ambientes diferentes da mente, porém algumas são talvez um pouco sombrias, mas não custa tentar! Hehe!
Valeu, amigo!

Gostei do som.. pode me mandar umas indicações de sons assim no discord.. apesar de não entender a linguagem da musicalização, a música me ajuda muito no meu dia a dia, uso desde estudo, até para quando o estresse vem. Já tive experiencia boas até na minha pratica clinica, onde era cético a musicoterapia há alguns anos, trabalho hoje com profissionais de musicoterapia, e realmente é muito interessante essa interação com nosso funcionamento mental.

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Eu não conhecia, e é uma pena pois pelo seu post vi que é um excelente grupo musical.

É sim! Aconselho a aprofundar um pouco, vale a pena!

Oi amigo, tudo bom com você? de novo lendo teu escrita, obrigada por encontra novamente coisas lindas como o grupo Uakti permitira-me ouvir dessa profundidade amazônica que ainda estou conhecendo cada dia. Adorei esse jeito que floresce de ecologia sonora nesse grupo e que sem falar desso esta aí no ar de seu proposto. Beijos :)

Não conhecia essa banda e achei um som muito rico. Esperava algo diferente, mas acabei recebendo uma coisa melhor. O sentimento de floresta, como te disse, não parece ser somente algo da Amazônia; parece que essas músicas podem acompanhar o clima de qualquer outra floresta de um modo místico.