"A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro"

in #steemit6 years ago



Senhores e senhoras, hoje mostrarei a vocês um pouco sobre o que é a reputação aqui do Steemit, como ela influencia na plataforma e como consegui-la.
Na verdade, tudo o que interessa para nós é como consegui-la. Vou mostrar a vocês. Continuem lendo.


O que é a reputação do Steemit

Reputação no Steemit é uma forma da plataforma dizer o que merece e o que não merece ser visto e recompensado. Basicamente ela existe para duas coisas:

  • É um indicador que mostra quão "digno de confiança" ou apreciado pela comunidade você é;
  • É uma ferramenta que previne que usuários com baixa reputação possam prejudicar outros usuários.

A reputação é calculada por meio de um logaritmo com base 10.

O que é isso?

Bem, matemática nunca foi meu forte, mas posso dizer que é muito fácil conseguir reputação no começo e a cada unidade a mais a se conseguir é 10 vezes mais difícil.
Por exemplo, um usuário com reputação 36 tem dez vezes reputação mais forte que um com 35. Isto é, se um usuário com menor reputação "der um flag" em um com maior reputação, isso não será levado tão em conta. Entretanto, o contrário já será diferente.

Como se ganha reputação?

Ganhar reputação não é algo fácil, mas entender como se faz isso é.
Toda vez que você posta alguma coisa ou comenta em algum post, sua publicação pode ser votada por alguém e é daí que vem a reputação. Mas antes de falarmos sobre isso é preciso entender o que são as recompensas.

Existem dois tipos:

  • as do autor;
  • e as de curadoria.

A primeira responde por toda vez que você posta algo e alguém vota nessa publicação. A segunda é quando você vota em alguma publicação e sua recompensa depende de quanto poder de voto você usou e de quanto tempo se passou desde a publicação do artigo.
A situação ideal para um voto ganhar recompensa de curadoria é quando se passou trinta minutos após a publicação do post e ninguém tenha votado ainda e, após seu voto, o post termine com um pagamento bem gordo. Já viu, né?
Praticamente impossível de acontecer.


Vamos deixar isso de lado e nos ater à reputação.
A reputação que será ganha por ser votado em algo depende, essencialmente, de dois fatores:

  • da reputação da pessoa que votou;
  • da tamanho da recompensa que o votante irá receber.

Este post não tem o objetivo de te fazer entender como a reputação funciona dentro do código do Steemit, mas posso te falar que a reputação é um número bastante grande que contém a soma de todas as parcelas de recompensa de todas as pessoas que já votaram em seus posts e comentários.
Isto quer dizer que, se alguém tirar o voto que ela já tinha dado ao seu post, o peso do voto dela cai e sua reputação por conseguinte.
Se seu post ou comentário "tomar uma flag", acontece a mesma coisa: parte da recompensa é diminuída e sua reputação diminui.

Como ter mais reputação

Receba muitos votos! A melhor forma de ter mais reputação é ganhando votos de pessoas com reputação positiva e de pessoas com muito poder de voto.

Fazer isso não é simples, mas a chave está na qualidade das postagens ou comentários.
Procure estar por dentro dos nossos grupos e discussões que você irá bem. Desta forma você poderá ter mais seguidores e isto aumentará a chance de ter mais votos.

Minha última dica guarda relação com os bots. Se você não sabe o que são eles, dê uma olhada nos posts do @phgnomo, aqui e aqui.

Minha dica quanto a reputação é:

Guarde os SBD para usar nos bots de compra de votos.

Você ganhará dinheiro com isso?

Não! Mas ganhará reputação, principalmente no começo e ficará tudo mais fácil.

Mas porque ganharei reputação?

Simples, quando você usa um bot, por exemplo o Smartsteem (Link afiliado), várias pessoas votam em você para recompensá-lo pelo valor investido. Desta forma, às vezes, algum voto de uma pessoa com grande poder de voto acaba caindo em você. Foi desse jeito que eu fui de 25 a 45 em apensa um mês (e sem postar muito).
A parte legal é que ele divide o valor que você irá receber em muitos votos, então seu posts fica com um número de votos bastante grande. Isso eu acho bem legal. =)
Caso queira usar esse bot para vender seus votos, também é possível, mesmo que o seu voto não tenha "valor", monetariamente falando. Foi assim que eu consegui os meus primeiros Steem Dollars!


Caso queira saber mais sobre a reputação, leia este post (em inglês) aqui.

Bom galera, era só isso. Espero que considerem usar a ferramenta para conseguir mais reputação e em momentos que você não está afim de postar ou comentar. Programe-a para vender seu voto assim que chegar a 100% e assim você não "desperdiça seu poder de voto" deixando-o ocioso.

Forte abraço,
Michael Risco


This post was written in Portuguese. Please consider using Google Translate or other online translator to help you with translation.

Sort:  

Toma aí meu voto, @micloop! Sim, minha reputação não se compara à tua, mas é bom saber que já subi 13 níveis com pouco mais de uma semana de atuação consistente por aqui. Aliás, entendo que a melhor forma de adquirir reputação consistente é justamente fortalecendo vínculos na plataforma. Adorei o modo genial com que os incentivos são regidos por aqui para coibir comportamentos odiosos e desnecessários, uma vez que o que pode nos angariar bom status e dinheiro são justamente atitudes que agreguem valor à rede, construindo ao invés de destruir. Sucesso!

Bom! Penso exatamente assim, @alyaugusto! Fortalecer vínculos é o caminho para chegar longe. Isso se aplica tanto aqui no Steemit, quanto na vida real. Sucesso a você também e muito obrigado pelo comentário. Continue firme! Forte abraço, Michael Risco.

Upvoted em nome do Time de Curadoria dropahead!

Obrigado por seguir as regras.

AVISO: O time de curadoria dropahead não, necessariamente, compartilha das opiniões expressadas neste artigo, mas acredita que o esforço e contribuição do autor merecem melhor recompensa e visibilidade.

Ajude-nos a te dar upvotes maiores:

Upvote este comentário!
Upvote & Resteem o último Relatório de Curadoria dropahead!
Junte-se a Trail de Curadoria dropahead
para maximizar suas recompensas de curadoria!
Vote dropahead Witness com SteemConnect
Proxy vote dropahead Witness
com SteemConnect
Doe STEEM POWER para @dropahead
12.5SP, 25SP, 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP
Faça o mencionado acima e nós teremos mais STEEM POWER para dar a VOCÊ maiores rempensas da próxima vez!

Novidades dropahead: How to give back to the dropahead Project in 15 seconds or less

Muito bom o texto. Sobretudo para aqueles que, como eu, acabaram de entrar no steemit. Muito obrigado

Valeu@rafaelmendes. Boa sorte pra você aqui no Steemit.

Saudações, Micloop.

Muito bom man. Quando entrei no steemit, não havia percebido essa questão da reputação, depois que fui vendo ela crescer lentamente. Acho que isso também influencia nos votos que recebemos né, pois imagino que alguns usuários olhem essa reputação antes de votarem nos outros!!

Obrigado e boa noite!

Eu olho mais a qualidade da postagem, mas deve ter gente que olhe isso mesmo. Valeu.

Eu bem queria ganhar mais reputação.
Todo o meu canal é em ingles, e certamente vai continuar, a não ser que realmente a comunidade portuguesa me consiga apresentar um projeto para também fazer artigos em português, aí não me importava nada.

Mas tens aqui um bom artigo!

Continua o bom trabalho! :D

Nós temos um grupo no telegram, tem o msp e muitas outras coisas. Primeiramente eu pensei em fazer posts em inglês, mas descobri um comunildade inteira aqui em #pt e mudei de ideia. Dê uma acompanhada no profile do @casberp. Ele tem muitas informações de como divulgar seus posts em português. Saca só: https://steemit.com/pt/@casberp/steemit-hacks-or-como-divulgar-seus-posts-em-portugues
Boa sorte, abraço do Risco.

Esqueci de agradecer pelo elogio. Valeu e boa sorte nessa jornada.

Tenho de ver o projeto sim! :D

Talvez um dia começe a escrever nas duas linguas eheheh ou então crio um novo canal so em portugues!

Abraço e boa sorte para si também!

@t-miles

Muito bom, estou sempre a aprender :)

Esse é o caminho...
=)

Opa, muito obrigado pela menção!

Sucesso!

Provérbios é sabedoria pura!


Parabéns! Seu post foi lido e comentado pelo projeto #ptgram power.

Equipe SteemitBrasil - https://t.me/steemitbrasil e #ptgram