Vejo dois pontos principais quanto a carros elétricos. Uma é a necessidade de baixa tributação, para manter preços acessíveis (e estamos no Brasil, coisa bem improvável de ocorrer) e a outra é a melhoria em relação a baterias, para que essas sejam sustentáveis em seu descarte e reciclagem. Eu, pessoalmente, só comprarei um carro quando puder ter um elétrico, num mundo como o nosso cada ação de cada pessoa é significativa!
You are viewing a single comment's thread from:
Olá Thomas. Verdade, o incentivo do governo é fundamental pra aquecer esse mercado. No mundo todo vemos isso acontecer. Por qui, apesar de termos o Rota 2030, programa do governo federal pra incentivo do carro elétrico (Redução de IPI, Importação e isenção do IPVA) é muito pouco. Nossa indústria tem capacidade de fabricar carros elétricos 100% nacional, faltando basicamente o item mais caro ser produzido aqui, que é justamente a bateria. Mas isso esta longe de acontecer infelizmente e estamos sujeitos aos preços taxado em dollar do importados.
Em relação a reciclagem de baterias, é importante compreender que existem muitos mitos a respeito desse componente. Primeiro que a vida útil é bem longa e mesmo quando é trocada a bateria pode ser reaproveitada de outras formas, como fornecer energia para casas (Pois uma bateria usada ainda detém cerca de 70% de sua capacidade original). Existem programas das montadoras para esse fim. A reciclagem de fato está avançando. Na Europa e EUA temos empresas surgindo que são especializadas nesse processo e já atingem taxas de 70%-80% de reciclagem de uma bateria. A perspectiva é alcançar praticamente 100% nos próximos anos. A industria está avançando e o Covid conseguiu inclusive acelerar a adoção dos elétricos pelo mundo, já que muita gente está deixando de escolher transporte público e acaba procurando o elétrico pelas características tecnológicas e principalmente, baixíssima manutenção.
Abs
Interessante esses fatos sobre as baterias, vou me inteirar mais sobre o assunto, de fato estou um pouco por fora! Quando a carros elétricos brasileiros, tivemos o Gurgel por aqui, pena que seu pontencial acabou não sendo aproveitado!
Vou ver se escrevo a respeito. Tem muita novidade nessa área que vale compartilhar. Tem algumas empresas produzindo veículos elétricos aqui mas algo muito longe de serem carros como conhecemos. Veja a Hitech por exemplo:
Quanto ao Gurgel, mais um grande exemplo da inovação sufocada por nossas políticas e interesses de pequenos grupos. Será que viveremos pra ver isso mudar?
Não conhecia esse Hitech, muito interessante a ideia, principalmente em questão de design, confesso que nunca vi algo parecido! Vale a pena escrever mesmo, é um assunto muito bacana, vou ficar de olho para acompanhar suas publicações!
Não sei a resposta para essa pergunta, mas lembro que um tempo participei de alguns grupos relacionados a empreendedorismo e a quantidade de pessoas mais jovens interessadas nesse universo era grande, então acredito que ainda há esperança de vermos uma mudança!