[Série - Trader Profissional] 005 - Candlesticks + volume

in #trading7 years ago

Introdução

Análise de gráficos é algo rotineiro para o investidores de mercados. Eles contam a história do ativo, sendo possível extrair probabilidades sobre o futuro através de uma boa análise dessa história. Uma das formas de representação dos gráficos são as velas ou candlesticks.

Esse é minha forma preferida de representação e depois de um tempo me acostumando com a visualização de seus padrões, passei a utilizar somente as informações que consigo extrair dela somada às informações de volume para poder fazer trocas bem sucedidas.

Nesse artigo vamos começar a entrar em análise técnica e é de extrema importância que todos os traders tenham uma coisa em mente: nenhum tipo de análise dá resultados 100% corretos, ou seja, não tem como prever o futuro. O que os resultados das análises trazem são indicações de possibilidades para o futuro. A partir dessas indicações o trader deve tomas decisões sobre investir ou não no ativo, considerando outras informações, como por exemplo a relação risco e recompensa

O que são as velas ou candlesticks?

Candlesticks são representações da história de um ativo. Cada desenho abrange um período de tempo que normalmente varia entre 1 minuto e meses. Abaixo temos imagens mostrando o que são candlesticks e como são representadas em gráficos.

Ao lado temos uma vela. Conforme o desenho, seu ponto mais alto é o valor máximo do período e o ponto mais baixo o valor mínimo. No meio, o corpo representa o valor de abertura e o valor de fechamento do período, porém não são posições fixas conforme veremos em seguida. Chamaremos as extensões do corpo até o ponto de valor máximo ou mínimo de sombras.


Essa é uma candlesticks de movimento de valorização. Normalmente ela é representada pelas cores verde ou branca. Nesse caso, o fechamento está acima do valor inicial.


Essa é uma candlesticks de movimento de desvalorização. Normalmente ela é representada pelas cores vermelha ou preta. Nesse caso, o fechamento está abaixo do valor inicial.


Esse é um gráfico representado por candlesticks

Volume nos gráficos e sua representação

O volume representa o número de transações feitas dentro de um certo período de tempo (que coincide com o período das velas, nesse caso). Das informações que o volume traz, tem duas que vou ressaltar para nossa análise:

  1. Aumento drástico volume: esse tipo de informação nos mostra que os investidores estão fazendo um número de trocas muito maior que antes, normalmente indicando que está havendo tendência de compra ou tendência de venda entre os investidores.

  2. Liquidez: representa se os investidores estão tendo interesse ou não em negociar esse ativo. Por padrão, é indicado negociar ativos com maior liquidez.

Abaixo temos o destaque da representação do volume em um gráfico:

Análise: candlesticks + volume

Existem vários tipos de padrões que podem ser observados através de candlesticks e uma das confirmações para esses padrões é o volume. Portanto, quando temos um dos padrões representados abaixo, seguido de uma alta no volume, é uma boa indicação que na sequência teremos o movimento de mercado esperado.

Outra informação importante que o investidor tem que ter em mente, é que padrões indicam continuação ou inversão de movimentos de valorização (bullish) ou desvalorização (bearish), não sendo muito eficazes para movimentos de lateralidades (quando o valor do ativo não aumenta ou diminui de forma relevante).

Temos inúmeros tipos de padrões de candlesticks, escolhi alguns para representar aqui, porém outros também podem ser encontrados.


Doji:


Possui um formato de cruz ou de sinal de mais (+). Normalmente representa inversão de tendência, visto que ele mostra que os movimento perdeu sua força anterior e que o valor de início e de fechamento foram muito próximos ou os mesmos.


O bebê abandonado:


Um padrão de reversão raro, mas que pode ser muito lucrativo. Ele se trata de um doji com um espaço entre o preço mínimo anterior e o inicial atual (muito raro no mercado de criptomoedas).


Grandes sombras:


Um padrão de continuidade de movimento. Ele é representado por uma vela com um corpo pequeno e sombra muito extensa, ou seja o valor de fechamento está muito longe da alta ou da baixa do período. Ela mostra que a tendência (pode ser de baixa ou de alta) sofreu uma tentativa de inversão, mas falhou. Caso a sombra esteja para baixo, a tendência é de valorização; caso a sombra esteja para cima, a tendência é de queda.


Martelo:


Segue a ideia da grande sombra: tem um corpo pequeno e uma sombra extensa para baixo. Sua análise é feita em consideração à tendência atual indicando inversão dessa tendência. Quanto maior a extensão da sombra, maiores as chances de inversão.


Roleta:


É quase um doji de sombras curtas. Indica indecisão do mercado, ou seja, tanto pode continuar o movimento quanto acabar. Eu uso esse padrão como indicação para realizar lucros, se não tiver nenhuma notícia relevante que me convença de uma continuidade de subida.


Núvens negras:


Padrão de duas velas, uma de corpo longo verde e uma de corpo longo vermelha. A vermelha deve começar acima do fechamento da verde, indicando que haverá inversão de tendência para queda. Raro de ser observado no mercado de criptomoedas.


Padrão de cerco:


É uma vela de corpo muito grande que aparece após várias velas menores. O tamanho da vela do padrão vai encobrir ou 'cercar' o tamanho das velas menores, indicando um movimento de inversão muito forte. Serve tanto para inversão de queda quanto de subida.


Sanduíche:


Padrão de 3 velas de corpo longo: vermelha-verde-vermelha. Mais efetivo quando observado em velas de 1 dia, indica inversão de queda no dia seguinte à terceira vela.

Notas finais:

Acho válido repetir que nenhum padrão é totalmente seguro e quanto mais análises para mais confirmações, melhor (principalmente de notícias). Outro ponto importante é que nenhum padrão está sozinho, o trader deve observar que tipo de movimento o mercado vinha apresentando e as velas anteriores e as posteriores - o ideal é enxergar um padrão e deixar uma ou duas velas aparecerem como confirmação.

Cada trader vai ter melhor afinidade com indicadores diferentes e padrões diferentes. Minha sugestão é observar o mercado antes de começar a operar e ver se você está conseguindo enxergar os padrões e se eles estão agindo como deveriam agir (lembrando que algumas falhas é normal, visto que nenhum padrão é 100% seguro).

Como mencionado anteriormente, o volume pode indicar confirmação desses padrões, pois indica que um número maior de negociações estão sendo feitas. Consequentemente, um número maior de negociações indica um certo pânico para compra ou para venda.

Caso não esteja se dando bem com velas e seus padrões, não hesite em procurar outras formas de análises. Em artigos futuros teremos mais indicadores e padrões para que você possa utilizar os que achar mais conveniente.


Créditos das imagens:


Imagem 1: geralt
Imagens 2, 3 e 4: foram criadas por mim
Imagens 5 e 6: binance.com
Imagens 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14: humbletraders.com


Episódios anteriores:


[Série - Trader Profissional] 004 - Risco e Recompensa
[Série - Trader Profissional] 003 - 4 Tipos de Traders
[Série - Trader Profissional] 002 - Psicologia básica
[Série - Trader Profissional] 001 - Introdução e Básico 01

Sort:  

Muito bom post! Desconhecia certos movimentos do mercado que você indicou neste post. Ainda não tinha visto o "Doji". Agora vou ficar mais atento aos gráficos!Obrigado pelas suas dicas.

Fico feliz que tenha te ajudado com alguns padrões novos!
O Doji é bom identificar. Ele indica incerteza no mercado, podendo ser uma boa indicação de que haverá uma mudança de tendência.
Candlesticks são sempre bons indicadores, pois eles mostram muito sobre o comportamento do mercado sem precisar ficar fazendo contas ou utilizando indicadores confusos.
Obrigado pelo comentário!

Meu amigo, muita gratidão por essa série de posts!
Estou começando agora a estudar os trades e já dei bookmark em cada post seu, pra vir e reler varias vezes.
Vou continuar acompanhando com certeza! E por mais que meu voto ainda seja pequeno, vc sempre tera 100% dele.
Keep up the awesome work!
Forte abraço!

Muito obrigado pelo comentário e pelo reconhecimento!
Daqui para frente os posts serão mais sobre análises ou sobre discussões o mundo dos mercados de investimentos.
Agradeço a visita e acredite, o valor do voto não faz tanta diferença quanto saber que estou conseguindo te ajudar.
Abraços!

Brother o que você acha da Signals e Gimmer? são aplicativos que promentem dar sinais par entrada e saída de trades de criptomoedas... fiz uma publicação sobre a signals, dá uma olhada, pode ser do teu interesse, no mais também queria saber tua opnião desse nicho de serviços.
Abraço!

Olha, meu amigo, vou te dar uma resposta sincera, mas de aplicativos e serviços de sinal em geral.
Primeiro, eu nunca usei nenhum serviço desses que fosse pago e nunca usei efetivamente um serviço desses grátis. Eu prefiro fazer eu mesmo minhas análises e usar esses serviços apenas como apoio ou confirmação.
O primeiro ponto de eu não confiar nesses serviços é porque todos são baseados em bots que ficam analisando gráficos para dar sinais. Embora algumas chamadas realmente estejam certas, muitas podem estar equivocadas porque não consideram a atualidade do ativo.
Ou seja, somente análise não costuma ser suficiente para fazer um investimento com sucesso, eu gosto de ler sobre o ativo e acompanhar notícias se eu acho que ele tem um bom potencial.
Meu conselho então é seguir essa linha: use esse tipo de serviço como uma confirmação e não como tática principal. Aproveite que está no início e vá com calma, faça cada coisa em seu tempo e deixe as coisas fluírem, vá aprendendo e só quando tiver bem firme comece a colocar dinheiro de verdade em jogo. A ganância só vai te levar ao prejuízo, principalmente se você der sorte nas primeiras trocas.
Qualquer outra dúvida, estou disponível!
Abraço!

Excelente!!! Obrigado pelo post e pela iniciativa da série, estou acompanhando e compartilhando. Parabéns!