Aprenda inglês e outras línguas sempre que puder

in HiveBR2 years ago

Leia também na Odysee

Esse post vai ser muito mais informal que os que eu estou acostumado a fazer sobre tecnologia e profissão, mas vamos lá.

Quando eu era mais novo eu sempre era cobrado pelo inglês, mas sempre esbarrava em dois problemas: o primeiro era a falta de conteúdo (só dava para aprender em cursinhos), e o segundo é que eu não sabia como aprender inglês (ou qualquer outro idioma), então eu ficava batendo a cabeça na parede e brigando com minha própria sanidade apenas para tentar aprender um monte de coisas que eu não sabia nem o que queriam dizer, como regras gramaticais complexas e ordem de verbos e de adjetivos em uma frase. Isso era maçante e cansativo, e me fez perder completamente a vontade para aprender qualquer idioma. Mas aí veio a internet e as coisas começaram a mudar.

Para se entender qualquer coisa na internet que não fosse o feijão com arroz dos sites brasileiros você tinha que entender inglês. Para conseguir aprender a programar você tinha que entender inglês. Até para entender memes você tinha que entender inglês. Isso me fez ficar em uma imersão constante, e, em conjunto com Duolingo e outros cursinhos, eu comecei aos poucos a entender o que significava cada coisa, e isso me fez conseguir ter uma vivência com a internet muito mais tranquila do que poderia ter sido.

Claro que não estou em um nível expert (talvez intermediário), mas o pouco que eu aprendi já fez muita diferença na minha vida, e me permite entender a maior parte das coisas que eu leio e assisto e ainda responder às vezes.

Então, se você não sabe se quer virar alguma coisa, aprenda um novo idioma ou aperfeiçoe um que já conheça. Se está pensando em mudar de emprego, aprenda um novo idioma ou aperfeiçoe um que já conhece. Se quer um upgrade na carreira, aprenda um novo idioma. Se nunca trabalhou na vida, aprenda um novo idioma. Aprender novos idiomas sempre é bom, sempre vai te dar uma maior vivência e visão de mundo e sempre vai te abrir portas, mesmo que em lugares e situações inimagináveis.

Vou tentar apontar aqui algumas coisas que me ajudaram, e que espero que te ajudem também. Não chega nem perto de ser as melhores coisas que você conseguirá encontrar, mas já vai te ajudar a ganhar algum nível de experiência com o idioma.

CIG - Curso de Inglês Grátis

Não sei quem é o dono desse domínio, mas ele trata de muitas coisas que o Mairo Vergara fala no curso dele, e muitas das coisas que estão ali podem ser aplicadas a literalmente qualquer idioma que você queira.

Você pode acessar o site aqui.

Memrise

Um site razoavelmente bom para aprender vocabulário, tem várias trilhas de aprendizado e permite que você as siga para aprender novas palavras e expressões em inglês. Entretanto, o plano gratuito é um pouco limitado em comparação ao plano pago.

Você pode fazer sua conta aqui.

IFRS

O IFRS possui diversos cursos relacionados a diversas áreas do conhecimento, como tecnologia da informação, ciências exatas, ciências humanas, negócios, e, é claro, idiomas. Embora eu não seja fã da didática, confesso que me ajudou bastante (mais do que eu me orgulho). Além disso, são todos cursos gratuitos e entregam certificado ao final.

Você pode fazer sua conta aqui, entretanto, é necessário informar alguns dados, como CPF (brasileiros) ou passaporte (estrangeiros).

Duolingo

O clássico do aprendizado de idiomas, provavelmente o maior app do tipo no mundo (e totalmente gratuito). Existe um plano pago que fornece alguns benefícios, como lições online e a remoção completa de propagandas, além de uma certificação paga que você pode fazer para comprovar seu domínio do idioma.

O sistema, embora seja bem estranho e com frases “bobas”, possui comprovação científica, e não requer conhecimento prévio sobre o idioma, então não custa tentar, não é mesmo?

Você pode criar sua conta aqui, e tirar sua certificação aqui.

Sort:  

Obrigado por promover a Língua Portuguesa em suas postagens.

Vamos seguir fortalecendo a comunidade lusófona dentro da Hive.

Metade das recompensas dessa resposta serão destinadas ao autor do post.

Excelente post! Parabéns!

Valeu, obrigado

Espero que ajude <3

!HBIT

Success! You mined .9 HBIT & the user you replied to received .1 HBIT on your behalf. mine | wallet | market | tools | discord | subscribe | <>< daily

Starting Sept 10, you will need to reply to your OWN post or comment to mine HBIT. You MIGHT also find a bonus token! Details here.

Yay! 🤗
Your content has been boosted with Ecency Points, by @arthursiq5.
Use Ecency daily to boost your growth on platform!

Support Ecency
Vote for new Proposal
Delegate HP and earn more